O Conselho Municipal de Políticas Culturais (CPMC) conheceu nesta terça-feira (4) 18 metas do Plano Municipal de Cultura de Vitória 2013-2023 (PMCV) construídas, com suas respectivas ações, a partir das consultas realizadas em diferentes instâncias. As proposições foram apresentadas, debatidas e aprovadas.
O Núcleo Executivo Municipal (NEM) levou ao conselho 50% das Metas e Ações do PMCV. A próxima sessão extraordinária para aprovação das metas faltantes será terça-feira (11), às 14 horas, no auditório da Secretaria Municipal de Cultura, que fica no 5º andar do edifício localizado na rua Treze de Maio, 47, Centro. A reunião é aberta à participação da sociedade.
O Conselho Municipal de Políticas Culturais já aprovou 16 princípios, 17 objetivos, nove atribuições do Poder Público, 20 diretrizes, 22 objetivos gerais, além das 18 metas apresentadas para o Plano Municipal de Cultura.
Neste ano, já foram realizados 62 encontros para consultas públicas e atividades do Núcleo Executivo Municipal para elaboração do Plano Municipal de Cultura, que será encaminhado à Câmara para aprovação nos próximos meses.
Conheça as 18 metas aprovadas
- Meta 01: Ampliar os recursos públicos municipais destinados à Cultura para 5% do orçamento municipal.
- Meta 02: 100% dos marcos legais da Cultura avaliados e reformulados.
- Meta 03: Garantir a aplicação de 5% da arrecadação com ISSQN e IPTU na Lei Rubem Braga.
- Meta 04: Reestruturar o organograma da Secretaria Municipal de Cultura.
- Meta 05: Criar o Sistema Municipal de Informações e Indicadores Culturais (SMIIC) em consonância com o Sistema Nacional de Informações e Indicadores Culturais (SNIIC).
- Meta 06: Elaborar a cartografia da diversidade das expressões culturais e grupos étnicos em todo o território municipal.
- Meta 07: Realizar três pesquisas de opinião (quantitativa e qualitativa) sobre o perfil e as demandas do público consumidor de cultura.
- Meta 08: 100% dos equipamentos públicos culturais modernizados.
- Meta 09: 100% dos equipamentos culturais, instituições, projetos, programas, ações e eventos culturais com acessibilidade universal.
- Meta 10: Cada região administrativa/território com pelo menos 01 equipamento público adaptado com espaço criativo de múltiplo uso.
- Meta 11: 40 Pontos de Cultura em funcionamento na cidade de Vitória.
- Meta 12: 100% do patrimônio de interesse histórico, cultural e turístico identificado ou tombado/registrado como patrimônio histórico municipal.
- Meta 13: Inaugurar a sede definitiva da Biblioteca Pública Municipal Adelpho Poli Monjardim.
- Meta 14: Institucionalizar o Arquivo Público Municipal.
- Meta 15: Criar o Museu Histórico da Cidade de Vitória.
- Meta 16: Dez longas-metragens produzidos até 2023.
- Meta 17: Realizar a Conferência Municipal de Cultura a cada dois anos, sendo a primeira no final de 2014.
- Meta 18: Iniciar o estudo para ampliação do Sistema Metropolitano de Cultura da Grande Vitória.
Fonte: Prefeitura de Vitória
Nenhum comentário:
Postar um comentário