17 de abril de 2013

Você conhece Elpídio Malaquias?


Elpídeo Malaquias nasceu no dia 02 de agosto de 1919, na cidade de Cariacica, Espírito Santo. Começou a desenhar ainda na infância, riscando com galhos finos a areia. Ele cresceu em uma fazenda e esse ambiente influenciou profundamente suas produções artísticas.
Teve vários empregos e chegou a ser vigia noturno em Vitória, foi lavrador, boiadeiro, mas nunca deixou  sua arte de lado, Elpídio conseguia tempo para fazer seus desenhos, confeccionar suas flautas e fazer música. 
Um grande admirador da natureza, os bichos e as flores estão sempre presentes em seus trabalhos. As figuras humanas apareceram em seu trabalho acompanhadas pela religiosidade. Imagens de santos católicos e a figura de Cristo acompanham as várias fases do artista. Era autoditada, “tudo o que eu faço é inventado. Eu nunca estudei. Tudo sai de dentro da minha memória... Sou um inventor das minhas artes, das minhas obras”.
Como material utilizou tinta óleo brilhante e esmalte sintético, tendo como suporte o eucatex. Preferia cores saturadas, não se preocupava com volume, sua pintura era chapada. Para complementar seus trabalhos Malaquias utilizava a escrita. Seu contato com as palavras iniciou quando com dezoito anos aprendeu escrever seu nome, utilizando folhas de papel que catava na rua. Ele escrevia os títulos nas próprias obras, assinava “E.M.S - o enventor da arte”.
A música e os instrumentos musicais também estão presentes em suas obras. Malaquias fez composições para contar um pouco de sua história. Quando morava na roça fazia suas flautas com taquara, mas ao mudar-se para cidade passou a fazer seus instrumentos com canos de pvc. As flautas também eram suporte para sua pintura. Preferia homenagear os times de futebol brasileiros.
Sua obra é marcada por uma regionalidade, pela cultura de um homem que se criou no campo e que em busca de uma vida melhor chegou à cidade para trabalhar.



Nenhum comentário:

Postar um comentário