13 de agosto de 2012

Viagem pela Literatura estimula acesso à cultura



alunos asssistindo peça de teatro
O Projeto Viagem pela Literatura busca estimular a leitura entre crianças, jovens e adultos de Vitória. Iniciativa da Biblioteca Municipal Adelpho Poli Monjardim, ele é desenvolvido por atores, escritores e contadores de histórias por meio de atividades que ocorrem na biblioteca municipal e em locais como escolas, centros comunitários, unidades do Projeto Caminhando Juntos (Cajun) e praças.
As atividades incluem peças teatrais baseadas na literatura infantil e juvenil, contação de histórias e círculos de leitura em homenagem a autores.
Existem ainda as oficinas de arte. Depois de ouvirem as histórias, crianças e adolescentes, usando fantoches e dobraduras de papel, criam personagens e montam suas próprias narrações, atitude que ajuda a despertar a criatividade e a imaginação.
Surgido em 1994, o projeto visa contribuir para a inclusão social e a formação de cidadãos mais críticos e participativos. É realizado pela Biblioteca Municipal, que define os locais onde ocorrem as atrações, sendo priorizadas as comunidades que ainda não foram visitadas. Com base nas opiniões e sugestões dos participantes, são definidas as diretrizes do projeto para o ano seguinte.

Biblioteca móvel

O projeto conta com a caixa-estante, minibiblioteca composta por cerca de 300 livros. Com um acervo que reúne gibis e livros de literatura infantil, juvenil e geral, a caixa-estante apoia as ações em locais onde é mais difícil o acesso à biblioteca.
Depois da visita do projeto, a minibiblioteca fica na comunidade, no mínimo, por 15 dias, sob a responsabilidade de um morador. Durante esse período, as pessoas podem consultar o acervo ou obter empréstimos.

Oficinas e encontros

O Viagem oferece a oficina de contador de história, aberta ao público e realizada, em média, duas vezes por ano. Ela tem o objetivo de transmitir técnicas para a contação de histórias, formando multiplicadores da leitura. O período das inscrições e o local da oficina são informados ao público por meio do portal da Prefeitura de Vitória, de folhetos e dos veículos de comunicação.
Outra ação são os encontros com o escritor: em visita a determinado bairro, eles conversam com os moradores sobre o processo de criação, sobre sua vida e seus livros. Ao final, um contador narra as histórias do visitante.

Prêmio Cultura Viva

O projeto Viagem pela Literatura recebeu, em 2007, o Selo do Prêmio Cultura Viva do Ministério da Cultura, demonstrando o reconhecimento de um trabalho que busca ampliar o acesso à cultura em Vitória.

Nenhum comentário:

Postar um comentário