25 de julho de 2012

Festival Nacional de Teatro de São Matheus

O Festival Nacional de Teatro volta a movimentar São Mateus entre os dias 28 de julho a 04 de agosto, com grupos e artistas de vários lugares do País, nesta edição, sem competição, sob a lona de um circo, a cidade vira palco de grandes espetáculos. As apresentações serão realizadas na Praça Mesquita Neto  e no Largo do Chafariz no Sítio Histórico Porto. Além das peças teatrais, o festival contará com oficinas de arte e cultura abertas à população.
 
A programação começará no próximo sábado dia 28 de Julho, às 20 h, com a abertura oficial do evento. A primeira peça a ser apresentada será do Grupo Teatral Rerigtiba, de Anchieta, com cenas de partituras, no Porto, às 20 h 30.
 
O evento é uma realização da Prefeitura de São Mateus, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Governo do Espírito Santo, com a Secretaria Estadual da Cultura (Secult) e Associação de Capoeira Dendê, em parceria com o Instituto Sincades e Petrobras.
 
O Festival é realizado no município desde os anos 1980 e se tornou uma tradição cultural na cidade. Companhias de teatro de todas as regiões do Brasil já passaram pelo Festival de São Mateus e vários grupos foram formados nesta cidade, por isso o Fenate passou a ser realizado anualmente, com o apoio das esferas Federal, Estadual e Municipal.




Espetáculos



Nesta edição, o Festival apresentará espetáculos teatrais de repercussão nacional, estadual e municipal, sendo que cada grupo fará duas apresentações no mesmo local para públicos diferentes. Serão dois grupos nacionais, cinco estaduais e quatro locais, e o Movimento Teatral Mateense, com seus grupos de dança, capoeira, performistas, músicos e artistas plásticos.O Grupo Arautos (Castelo ES), Folgazões (Vitória ES), Vira Lata (Vitória ES), Rerigtiba (Anchieta ES), Gota Pó e Poeira (Guaçui ES), Peripatéticos (Ouro Preto MG), e De 4 no Ato (Rio de Janeiro RJ), além de vários grupos de Teatro de São Mateus estarão presentes no festival. 

Oficinas



Serão oferecidas três oficinas de linguagem artística e cultural, "Mímica" com o oficineiro Jiddu Saldanha, do Rio de Janeiro - RJ, "Interpretação: Jogos Teatrais para um Corpo na Rua" com Diego de Abreu, do Rio de Janeiro - RJ e "Técnicas Circenses" com Shita Yamashita, de Vitória - ES, bem como mesa de debates sobre a estética cênica dos grupos participantes.
 
Constam ainda na programação lançamentos de livros, apresentações folclóricas e gastronomia.


Confira a programação do Festival aqui


Nenhum comentário:

Postar um comentário